segunda-feira, 9 de julho de 2012

Anaxímenes de Mileto, o apeiron e a Scientology ou Cientologia -

Quando Tales de Mileto afirma q o princípio "arqué" de todas as coisas é a água, seu discípulo, Anaxímenes discorda de seu mestre. Discorda porque a água é um elemento substancial, palpável e diz ele que o que se quer conhecer é exatamente o "criador" dos elementos substanciais, concretos. Afirma, portanto, q este "iniciador" "criador" "originador" de todas as coisas, é um elemento desconhecido, sem limites, indeterminado chamado por ele, em grego, de apeiron.

O apeiron, portanto, é posto por Anaxímenes como o Deus que não é assim reconhecido devido ao propósito dos pensadores não desejarem misturar filosofia e religião. Anaxímenes acaba sendo reconhecido, destarte, como o primeiro metafísico dentre os pensadores. O termo "metafísica" seria utulizado posteriormente por Aristóteles (384-322 a.C.) -  Metafísica significa: Além ou após a física, ou seja, depois daquilo que é material, isto é, transcendental, espiritual.

Ou seja, Anaxímenes (588 - 524 a.C.) é o primeiro pensador que por não querer utulizar o nome "Deus", como o Deus cristão que conhecemos hoje, inventa um termo: apeiron.

Quantos não estão assim hoje? Deus existe? Pergunta-se.
O que muitos respondem?
Tem de existir alguma coisa; tem de existir alguém, um soberano, um E.T., um apeiron.

Assistiu ao Fantástico ontem? A Scientology ou Cientologia tem atraído milhares de pessoas, dentre as mesmas, muitas "celebridades", afirmando q tem um "Etesão" por aí, que está utilizando nosso planeta como uma espécie de depósito de suas experiências conosco, os "etesinhos" em desenvolvimento.
Meu querido, minha querida, vê como essas "viagens" já vem desde os primórdios da Filosofia, e como realemente atraem a muitos desinformados, vazios e ignorantes quanto ao conteúdo bíblico? Os pensadores da Grécia Antiga ainda não tinham a Bíblia, e sua tentativa de buscar a verdade através da razão - e por isso mesmo fazendo incursões no campo das suposições etc - é até compreensível e aceitável, e eles, através de suas reflexões filosóficas, chegam, muitas vezes, bem perto das assertivas sagradas.

Não quero ofender, mas mesmo de forma intelectualizada - para aqueles que não querem aceitar que fé seja ligada à razão - é muito mais lógico aceitar a veracidade das Escrituras, através das ciências mesmo (história, paleontologia, antropologia, a arqueologia, teologia, etc) do que acreditar nesses doidos que de vez em quando dão o ar da sua DESGRAÇA.

Está escrito que nos últimos dias os homens não desejarão mais ouvir as retas palavras de Deus, amontoarão para si doutores e darão ouvidos às fábulas.
Não seria melhor acreditar em Jesus Cristo, Naquele que se deu por mim e por você e sobre o qual a História da farto testemunho?

Buscai-O enquanto se pode achar. Invoncocai-O enquanto está perto. Paz amados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário