quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tales de Mileto (640? - 550? a.C.) Água, o elemento eterno

O rompimento da Filsofia com a Religião

Chegou um dado momento em que pensadores de uma colônia grega, Mileto, na região q se chamava Jônia (q hoje é a atual Turquia, na Ásia Menor ou Eurásia, às margens do Mar Egeu) começaram a sua busca por respostas sobre "De onde vim" ou  "O que teria sido o elemento iniciador de todas as coisas", em grego arqué (princípio, elemento originador de todas as coisas, causa incial, etc.) de forma puramente racional. Tais repostas deveriam ser dadas sem a mística das religiões ou mitologias que para tudo apresentavam uma fantasiosa explicação, ou seja, o nascimento da Filosofia Propriamente Dita, foi a resultante deste cisma entre razão e misticismo; ou pelo menos essa tentativa de desvinculação.

O processo aqui, é claro, foi muito lento e as novas concepções filosóficas ainda se deixavam influenciar por centenas de anos de oralidades homéricas, porém, o convite à filosofia estava sendo lançado às novas gerações. Esses pensadores, portanto, tinham como escopo, não apresentar respostas e soluções, mas, mormente, apresentar questões para que a busca das explicações e verdades concernentes aos fatores pesquisados, pudessem der discutidos de forma racional, intelectual.

Pois bem! Com essa nova mentalidade, surge como primeiro pensador Tales de Mileto (640-550 a.C). Tales está em todas as listas dos assim chamados "Os Sete Sábios da Grécia Antiga". Astrônomo, Matemático, etc... uma de suas grandes façanhas foi prever o eclípse solar q aconteceu no ano de 585 a.C. (conhecimento este, talvez, herdado dos babilônios).

O elemento eterno

Tales de Mileto, talvez por ver a importância do Nilo para o Egito e de outros rios para outras "nações", e por ver que tudo dependia de água e que tudo tinha certa umidade, decidiu que o elemento eterno, a arqué era a água.

A Bíblia diz, em seus primeiros versos: "No pricípio (arqué) criou Deus céus e terra. A Terra era sem forma e vazia e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Veja que a mente de Tales alcançou a água como sendo elemento fundamental para a vida; um ponto de partida. Tal elemento é usado em figura, por Jesus, que declara: "Eu sou a fonte das águas vivas, e aquele que beber de mim, rios de águas vivas fluirão de seu ventre, e quem beber da água que eu der jamais sentirá sede". A mulher samaritana, no poço de Jacó, disse ao Mestre: Senhor dá-me desta água.

E você, tem sede de Deus? Das Suas Palavras? Ou vai dar de ombros à água que Deus, através de Seu Espírito, quer te dar? Ele continua pairando sobre a face das águas. Águas que se você quiser se aprofundar poderá fazê-lo atavés da fé. Jesus disse que estas águas dessedentam e lavam. Por hoje "vós já estais limpos pelas palavras que Eu vos tenho falado". Paz

(Na próxima abordagem: Anaximandro, Anaxímenes e a compatibidade entre razão e fé)





Nenhum comentário:

Postar um comentário