sábado, 8 de fevereiro de 2014

Homem: corpo animal e corpo espiritual


Por que podemos afirmar que a Filosofia pode ser associada com a Teologia? 
Em outras palavras: Podemos afirmar que é possível conciliar razão e fé? 


Ao conversarmos com um filósofo, ele dirá que é impossível que aliemos filosofia e fé cristã, devido às suas propostas antagônicas que vêm por definição ou conceito. 
O que defende a Filosofia? Que o homem deve refletir sobre tudo (como dizia Aristóteles) afim de se encontrar as respostas, para suas interrogações, sem, no entanto, recorrer à religião, ao mítico ou ao místico.  Afirma que essa "busca da verdade" só pode ser, filosoficamente falando, buscada através do cognitivo - intelecto, psíquico, razão, mente, ou seja, da alma. 
Já, na contra mão deste postulado, a Teologia afirma que a verdade reside no campo do místico, do que está além do que é físico, material, ou seja, reside no campo do espiritual, mesmo porque esta obviedade é constatada por ser Deus, metafísico. Não dá pra provar, não só que Deus existe como também não dá para se provar que Ele não existe, ou seja, aceita-se ou não a sua existência pela Fé. Como a Filosofia atesta que é inadmissível que as afirmações acerca da existência ou não de Deus não podem ser provadas pelo conhecimento racional, então não podemos querer compatibilizar filosofia e fé cristã.

Resumindo: A Palavra do filósofo é que aquilo que não pode ser provado racionalmente, aquilo que não se pode apreender pelos sentidos, que não poderá servir de especulação filosófica. Esta filosofia (como assim se apresenta, não é má) porque mantém uma fidelidade em sua postura. 

Vã Filosofia, como atestam as Escrituras Sagradas, é aquela preconceituosa, que contraria sua própria tônica, ao afirmar categoricamente que Deus não existe. Não existe por quê? Foi provado? Alguém conseguiu filosoficamente ou cientificamente obter cem por cento de certeza em evidências pra assegurar a não existência do Criador, Eterno Deus? Pois é, se não se pode provar a existência de Deus, nem positivamente e nem negativamente, então se torna leviana e vã tal afirmação "filosófica".

Mediante o que fora posto supra, por que defendemos a compatibilidade entre Filosofia e Fé?

Porque o homem é um ser pensante, capaz de raciocinar, desenvolver projetos, e avançar em todos os campos de atuação aos quais pertence. Isso nos faz deduzir que o homem possui uma capacidade de apreensão psíquica que o diferencia de todos os outros animais: o homem possui Alma. Os animais também possuem, porém em muito difere da que reside no corpo do homem. A alma humana é dádiva do Criador!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário