domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Caminho para o atingimento do LOGUS!!!


POR QUE, POIS, AFIRMAMOS QUE HÁ COMPATIBILIDADE ENTRE FILOSOFIA E FÉ CRISTÃ?

Apreendendo a "composição" humana

Quando Sócrates foi ao oráculo em Delfos, no templo de Apolo para perguntar o porquê de afirmarem sobre si, que ela era um homem por demais sábio, percebeu na entrada do templo a seguinte expressão, que estava em latim: "Conhece-te a ti mesmo"

Por que estou escrevendo este enunciado?
Porque as Escrituras Sagradas (a Bíblia) que nós cristãos concebemos como sendo a Palavra de Deus, ilumina de forma sobrenatural, maravilhosamente, todas as incursões filosóficas, por assim dizer, que permeiam o cognitivo, a inteligência, sob a qual, afirmam os conceitos dos pensadores (filósofos) só se pode progredir  - até o atingimento do logus, o último estágio - pelo próprio exercício da reflexão filosófica. Em outras palavras se afirma que o ente (ser humano) só poderá entender de fato todas as coisas que somente reconhecerá a verdade plenamente, quando crescer e se desenvolver na sua psique (gr.; alma, mente, vida, razão, vontade própria, etc.) de tal forma que atinja este clímax. 
Posso usar uma linguagem bem direta? Os analfabetos e ignorantes e todos os despidos de qualquer "Q.I." nunca entrarão neste último estágio; somente os inteligentes, letrados, cultos, intelectuais é que atingirão o pleno conhecimento de todas as coisas: assim afirma a filosofia em sua essência desde os pré-socráticos.

Lembre-se de que este postulado filosófico exclui o espiritual, o místico, o religioso, ou seja, deixa uma das partes que compõe o ente de fora... Sendo assim, tal filosofia que não abarca o ente como um todo incorre num grave erro, justamente aquele que ela mais combate: o da discriminação. Posso exemplificar minha assertiva quando vejo - nas Escrituras Sagradas - Jesus Cristo diante de Pilatos se auto afirmando como sendo a Verdade, quando este, sem nenhum interesse em querer saber, pergunta: "O que é a Verdade?" Mas não ficou para ouvir a resposta; simplesmente virou as costas, desprezando-O. "Quem é Deus, ouve a Palavra de Deus; Quem é da Verdade, vem para a Verdade". O que isso quer dizer? Que ninguém pode chegar a um destino se ao perguntar como se faz para lá chegar, vira as costas, vai embora e não fica para ouvir a explicação. Quantos não estão assim erroneamente procedendo? Sabem que se ficarem para ouvir a resposta que a obterão, mas por que não querem de fato conhecer a Verdade, não se detém para ouvi-la. "Por causa de seu orgulho o ímpio na pesquisa (investiga) e todas as suas cogitações são: Não há Deus". 

E o que houve com Sócrates?
Quando a Sibila, (oráculo, feiticeira do templo de Apolo na cidade de Delfos) perguntou-lhe: O que você realmente sabe, Sócrates? Ele respondeu: Uma coisa somente eu sei (tenho certeza); é que nada sei. Ao responder isso ela lhe disse: Você é o homem mais sábio do mundo porque é o único que admite que não sabe nada. Sócrates, devido seu estilo de filosofar, fazendo perguntas que confundiam seus interlocutores ('políticos' de Atenas) deixando-os desconsertados, em posição desconfortável mesmo, levando-os a admitirem que não sabiam nada mesmo, sobre tudo aquilo que afirmavam acreditar e defender, foi, devido a esta maneira de se comportar, acusado de corrupção da juventude, sendo condenado a morte e a beber cicuta (veneno mortífero). Ou seja, querer abrir os olhos aos cegos, (espiritualmente falando) como desejam os pregadores do Evangelho de Jesus Cristo, seguindo a comissão do Mestre: "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho" se torna uma tarefa muito difícil e que encontrará muita resistência realmente; por isso diz Paulo: Fiz-me por um acaso vosso inimigo, falando-vos a verdade? 

Por isso desejo discorrer ainda mais sobre este tema "Compatibilidade entre Filosofia e Fé Cristã", isso porque as duas "substâncias" no homem: alma e espírito, anelam o mesmo objetivo: O Conhecimento da Verdade!!!
Este Conhecimento da Verdade é o DESTINO... O que realmente se torna um embate é o caminho que nos levará a este Destino... É sobre este Caminho que as pessoas relutam em conhecer, que desejamos falar nas próximas postagens!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário