quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Remando contra a maré....

Esta chamada poderia também ser: "Duro é para ti recalcitrar contra os agulhões"

Atos 9; 5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
Quando Paulo foi encontrado por Jesus Cristo - como uma luz mais forte do que a luz do meio dia, no caminho para Damasco, quando estava em busca dos seguidores do Mestre -, caiu por terra impactado pela voz que o fez estremecer... Sua reação, mediante tamanha experiência, foi apenas a de reconhecer que estava ali, sobrenaturalmente, uma força sob todos os aspectos, irresistível, que sobrepujava as religiosidades pelas quais havia passado, tanto é que sua única reação foi a pergunta que fez, como no verso do título desta mensagem: Quem és, Senhor?
Paulo conhecia a seita dos fariseus, conhecia a intelectualidade - que adquirira pelo sábio Gamaliel -, a filosofia greco-romana, as incursões do helenismo, e a história do povo que seguia o Messias, que há poucos dias tinha andado pelas ruas de Jerusalém, mas o que ele não esperava, é que aquele homem, que havia deixado um rastro de bondade por onde havia passado, e que havia morrido, voltaria, como um ressuscitado, abortivo, para um  incumbi-lo de gloriosa missão: anunciar a fé que até então combatia: "E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo; Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía". (Gálatas 1:22,23).

Este Saulo, que depois viria a ser chamado de Paulo, resolveu considerar todo o seu cabedal em todas as áreas, mormente religiosa e intelectual, com o esterco, diante da nova visão que agora adquirira, quando seus olhos físicos foram cegados pela luz do Evangelho, mas que de forma paradoxal, os abriram para o mundo espiritual para o qual antes estava totalmente cego. As escamas de seus olhos caíram quando o profeta Ananias foi enviado pelo Espírito do Senhor, com a comissão de lhe anunciar a fé, porque é assim que as escamas da cegueira espiritual caem: mediante a pregação do Evangelho. E quantos assim não estão, em seus ateísmos, ou alicerçados em sua racionalidade arrogante de uma pseudo convicção que fecha as portas para a manifestação do Espírito de Jesus Cristo que está pedindo para entrar?  "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". (Ap 3: 20). 
Quando a gente medita nestas coisas, fica assim, meio que sem saber se realmente depende do homem, essa entrada do Espírito em seu coração para passar a ser um discernidor das coisas de Deus, ou se depende somente do Espírito de Jesus, por Sua infinita misericórdia, ir ao encontro do prepotente, derrubá-lo por terra, e entrar em sua vida. Não sei deduzir sobre isso, mas é o de menos; o que importa mesmo, e isso sei, é que esta graça de conhecer ao Senhor, ou antes, de ser conhecido Dele, é privilégio de poucos, muito poucos, e por uma mensagem como esta, Ele quer dar este privilégio a você, agora mesmo... Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário