domingo, 8 de novembro de 2015

VEJO HOMENS COMO ÁRVORES QUE ANDAM...

Desde tempos imemoriais, mormente com os primeiros pensadores, que viriam a ser denominados filósofos, a partir de Pitágoras, debates, por vezes acalorados, ocorrem no curso da história devido ao chamado "ponto de vista". Diz-se que todo ponto de vista depende muito do ponto de quem avista, ou seja, olhando para uma mesma situação ou estando sob observação um mesmo objeto de estudo, dependerá muito do ângulo de visão do observador a descrição daquilo que se está contemplando; as condições ambientais também se tornam fatores influenciáveis importantes. Quando vemos uma fachada (de uma casa por exemplo) à luz do dia, esta mesma fachada que parecia branca, agora, à noite e sob a influência de luzes amareladas parecerá de um tom bege pendendo para o amarelo. Outro exemplo de influência na visão é o meio (sólido, líquido ou gasoso) na qual ela se propaga: uma vara de três metros que é perfeitamente reta, fora da água, quando submergida numa piscina ou num riacho por exemplo, sofre uma refração (parece que fica torta dentro d' água). Concluí-se, portanto, que para que tenhamos uma visão "exata" das coisas, precisamos levar em consideração diversos fatores físicos. Outro item importante é o ângulo de visão: é óbvio que quanto mais alto, (utilizando um drone, talvez) melhor visão periférica obteremos, não obstante, os detalhes que só podem ser contemplados quando se está em frente ao objeto e neste "nível de baixo", não serão visualizados pelo observador com as mesmas riquezas de detalhes, pois o mesmo está "por cima".

Tendo assim elucidado sobre a visão de algo material (físico), gostaria de fazer agora uma comparação com as visões espirituais (metafísicas).

Por que muitos têm sofrido, se desesperado, se frustrado e têm perdido a esperança de dias melhores, mesmo tendo recebido a Jesus como Senhor e salvador de suas vidas? Por que muitos achavam que tudo iria melhorar, que seus problemas estariam todos resolvidos (e o que realmente importava foi) mas, ao contrário, parece que tudo ficou ainda pior? Por que as promessas não se realizam? Por que é quanto mais se ora, mais adora, mais se rende, mais as tempestades se levantam? E muitos acabam - por causa de não discernirem o que Deus está realizando em suas vidas -, abandonado a obra de Deus; largaram a mão do arado, voltaram-se para o Egito (mundo) porque não conseguem mais visualizar que Deus é quem está no controle de tudo, propondo as experiências e os "desertos" para aprendizado, amadurecimento e crescimento espiritual. Não atentam para a verdade da Palavra que atesta "que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)

Quero abordar algumas situações (dentre tantas na Palavra de Deus) que creio, o Espírito quer nos mostrar aqui.

1) "E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.
E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. 2) E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. 3) Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente. (Marcos 8:22-25)

1) "E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.

É interessante que alguns vêm para a presença de Jesus, para ser tocado por Ele, porque alguém os trouxe. Alguém me trouxe para a igreja, alguém lhe trouxe, para que fosse tocado pelo Senhor; ele mesmo (esta passagem dá a entender) não clamou por este encontro, alguém se compadeceu, alguém que fora alcançado pelas misericórdias do Senhor, alguém que viu que você e eu estávamos sem Deus no mundo precisando de um milagre, se esforçou, lhe buscou em casa, insistiu, deu carona, e se doando pela obra de Deus, lhe trouxe para a presença de Jesus. A mesma coisa ocorreu com aquele paralítico, lembra?

"E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. (Marc 2:3-5

2) E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.
    
    Visão desfocada; distorcida; indiscernível... Enquanto não levantamos nossos olhos (que é o primeiro passo a ser dado) num esforço de querer enxergar, nem que seja, neste primeiro momento, de forma meio que confusa esta primeira visão (este primeiro contato), permaneceremos cegos, dormentes, prostrados...

3-a) Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, 
(para renovar a visão, o discernimento, a maneira de interpretar o que está acontecendo...); Os contatos com Jesus tem que ser constantes: tem de haver um primeiro, um segundo e assim por diante... para que a visão seja firmada e totalmente reveladora.

3-b) e o fez olhar para cima: (exortando-o; forçando-o; obrigando-o, porque tem muita gente olhando para baixo, em depressão, prostrado, tendo olhos para ver somente o exército inimigo, mas o exército de Deus, mais numeroso e poderoso está no alto, está acima das lutas e dos demônios... 

"E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
(2 Reis 6:15-18) 

3-c) ele ficou restaurado, e viu a todos claramente. 

Novo contato; nova experiência; novo convite (a que se olhe para cima); novo recomeço; e com essa nova visão restaurada, volta o primeiro amor, volta a motivação, volta a esperança, volta o discernimento espiritual, VISÃO RESTAURADA E VENDO CLARAMENTE...

Quer ter sua visão restaurada? Veeeeeeeeenha!!! 

"Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. (Salmos 121:1)
"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus". (Hebreus12:2)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário